CIRCUITO 1
Rodovia de acesso a Serra da Boa Vista, que leva ao município de Nova Friburgo.
A rodovia que atravessa a Serra da Boa Vista é a RJ 116, trecho com 3 faixas de rolamento, 1 posto de pedágio, aproximadamente 41 km. Este circuito tem início no entroncamento da RJ 122 com RJ 116, em Cachoeiras de Macacu e segue até a localidade de Mury, 5o Distrito de Nova Friburgo.
Motocicletas estão livres do pagamento de pedágio em toda extensão da RJ 116, entretanto, a passagem pela cancela é obrigatória, motivo de atenção ao piso escorregadio, muito comum nesses locais.
O piso excelente, a ótima sinalização e a constante fiscalização da concessionária, faz da RJ 116 uma das mais seguras estradas do Estado do RJ. Contudo, o motociclista deve ter atenção dobrada nos dias de chuva miúda e neblina mais intensa, características das regiões serranas, que dificulta a visibilidade e deixa o piso mal lavado e escorregadio.
A beleza da região, rica em atrativos naturais, integra o Parque Estadual dos Três Picos e convida os visitantes a explorar e conhecer seus inúmeros atrativos: Cachoeira Terceira Dimensão, Cachoeira do Poço Tenebroso, Poço das Andorinhas, Poço do Valério, Poço das Samambaias, Jequitibá Branco e, para esticar as pernas é claro, o Motopoint, bem alí, às margens da rodovia.
O distrito de Mury, em Nova Friburgo, ponto final deste circuito, é um importante centro gastronômico, com culinária para todos os gostos, além de ser parte importante do polo cervejeiro que hoje se espalha por toda Nova Friburgo.
A primeira transposição da serra da qual se tem registros (Livro "Viagens pelo Brasil"), se deu em meados de 1908, quando por aqui passou o mineralogista inglês, John Mawe. Entretanto, por aqueles tempo, trilhas que cortavam a mata já eram conhecidas por aqueles que que transportavam ouro, e desciam em direção aos mercados clandestinos do Rio de Janeiro. Em 1819, por Decreto Real, aqui foi estabelecida a primeira colônia de imigrantes europeus no Brasil. Famílias vindas de diversos cantões suíços chegaram a partir de 1820, para fundar a Vila de Nova Friburgo. Como parte deste projeto estava incluído obras de melhoramentos ao longo da estrada que seguia desde o recôncavo da Baía de Guanabara, mais precisamente do porto fluvial da Vila Santo Antônio de Sá até a Vila de Nova Friburgo. Como parte do percurso era realizado pelo Rio Macacu, não se sabe ao certo em que ponto exatamente dava-se o início da estrada. As melhorias realizadas, com aterramento de certos trechos e construção de novas pontes permitiram o tráfego de carroças mais pesadas. Talvez esta possa ter sido a primeira grande reforma do traçado que leva ao município de Nova Friburgo. O traçado inicial de subida da serra se dividia, ora pelo traçado atual da rodovia existente ora pelo traçado da antiga ferrovia que serviu a região.